RIO ARAGUAIA – EXPEDIÇÃO PIRAÍBA, A “MÃE DO RIO”
Capturar a tão famosa e cobiçada Piraíba, uma lenda das águas, é com certeza o sonho de todo pescador! Acompanhe o relato do leitor Rodrigo Milanez, que teve seu desejo atendido, e conseguiu trazer para os braços algumas gigantes, a maior delas com mais de 2 metros de muita força e emoção!
Olá amigos!
Meu nome é Rodrigo Milanez e este é o relato da minha pescaria no Rio Araguaia.
Saímos de Porto Ferreira–SP, tendo como destino Luis Alves–GO. Após uma viagem muito tranqüila, onde meu parceiro e eu tivemos muito tempo para pensar nas Piraíbas, chegamos ao grande Rio Araguaia.
Amanhece o dia, dando inicio a grande busca pelo maior peixe de couro das nossas águas. E o primeiro dia não foi nada animador, pois começou um vento muito forte, tempo de chuva e terminamos o dia sem nenhuma puxada.
Após uma noite em claro, preocupados com o mal tempo, de manhãzinha já estávamos no barco, e parece que nossa sorte havia mudado realmente. Além de um lindo dia, as 11:15h da manhã a vara dobra, a carretilha, uma Penn Special Senator 6/0 (ou 114H) parecia sair fumaça, municiada com aproximadamente 550mts de linha 0,70mm de multifilamento. Após 1 hora de muita luta e 1km de rio percorrido, vencemos a “mãe do rio”.
Atracamos a canoa em uma praia onde medimos o peixe, marcando exatos 204 cm e aproximadamente 130kg de peso.
Eu não podia acreditar que estava vivendo aquele momento, a realização de um sonho! Meu parceiro, Luizinho Jordão, era só alegria, assim como nosso piloteiro (Coroa), mas eu ainda não sabia que teria mais emoção no próximo dia.
Saímos para o terceiro dia de pesca com a certeza do dever cumprido. O que viesse era lucro, e que lucro! No finalzinho da tarde, pescando em uma região chamada pelos piloteiros de “montaria”, usando uma vara Okuma Convector de 80lbs e uma carretilha Penn 68, dica da galera do Penn-Raíba Carretilhas de Rio Claro-SP, a linha estica, a puxada é forte, e quando me dei conta estava com mais uma na ponta da linha. Após 15 minutos de briga, tiramos um lindo filhotinho de 110 cm e aproximadamente 25kg de peso, que também foi marcado e solto em seguida.
O dia não poderia ter acabado melhor! Além de um lindo filhote, um maravilhoso pôr do sol.
No quarto dia saímos cedinho e as 9 horas da manhã minha vara puxa violentamente, tomando uma grande quantidade de linha. Desta vez estava usando uma raríssima Penn 45GLS-LH, uma das pouquíssimas unidades desse modelo fabricadas com manivela esquerda, e 170 m de linha 0,90 mm, carretilha que o pessoal do Penn-Raíba conseguiu trazer dos EUA para mim, depois de quase dois anos à procura. A briga foi muito boa e após 30 minutos mais um lindo filhote foi vencido! Este com seus 150 cm e mais ou menos 65 kg. Mais uma vez estávamos nós indo para outra praia com mais um lindo peixe que também foi solto em seguida.
O quinto dia teve mudança de lua, não sendo muito bom para a pesca, mas assim mesmo teve tempo da nossa Penn Special Senator 4/0 trabalhar e pegarmos uma Pirarara de 12kg.
No final do dia, novamente fomos contemplados com um lindo pôr do sol, dando fim a nossa pescaria no Rio Araguaia.
Para trás deixei a sensação de dever cumprido e se a pesca for uma grande corrida atrás dos peixes, me senti no topo do pódio.
POUSADA DO PAULINHO
FELIPE E DANIEL DO PENN-RAÍBA CARRETILHAS
PILOTEIRO COROA
LOUCOS POR PESCA
Matéria escrita por Rodrigo Milanez
Fotos por Rodrigo Milanez, Luiz Jordão e Coroa
Nenhum comentário:
Postar um comentário