Sobre Rabetas

A variada Linha Náutica Branco foi desenvolvida para atender a todas as necessidades de lazer e transporte em rios, lagos e mares. Acionados com motores a gasolina (2 e 4 tempos) e a diesel, refrigerados a água, com a utilização de água ou ar conforme a sua configuração, nas potências de 2,6 hp a 15,0 hp. Na transmissão utilizam o sistema de Popa para águas profundas ou Rabeta para água rasas.

Aplicações:
Próprios para navegar em água doce e salgada, são indicados para barcos de alumínio, borracha, fibra e madeira, nas dimensões apropriadas para a sua potência.

Benefícios:
Robustos, de fácil transporte, econômicos e de fácil manutenção.

Rabetas:
De construção extremamente simples e robusta, são acopladas aos motores estacionários 2 tempos, 4 tempos ou diesel. Indicações de Uso: Como a hélice trabalha próxima da superfície da água, possibilita fácil acesso em pântanos, alagados e rios com lâmina de água muito baixa.

Acessórios Para Rabetas

As rabetas são construídas em materiais reforçados, porém com o passar do tempo o desgaste em peças do motor e da rabeta é inevitável.

Antes de comprar sua rabeta e motor para seu barco, verifique se é uma marca confiável, que dispõem de peças e acessórios para reposição futuramente.

Nas rabetas a peça que mais sofre desgaste é a hélice, enquanto no motor deverá ser feita a troca de óleo com frequência, troca de filtro de ar, filtro de combustível, peças de partida também sofrem maior desgaste.

Caso necessite de peças e acessórios para sua rabeta, clique nas imagens abaixo e ente em contato com um distribuidor.




Comparativo de Motores Para Rabeta

- Motores Para Rabetas

Para o acionamento das rabetas são utilizados motores estacionários, a gasolina de 2 ou 4 tempos e a diesel 4 tempos, com potência entre 3,5 e 13,0HP.

Os motores a gasolina têm a vantagem de serem mais leves e compactos, com menor ruído e vibração, porém necessitam de mais cuidados e manutenção, principalmente no que se refere ao combustível e carburação.

Motores a diesel têm maior torque e compressão, exigem pouquíssima manutenção e são mais robustos que os motores a gasolina, porém a vibração, peso, e o nível de ruído são maiores que nos motores a gasolina.
Nos dois motores o sistema de partida pode ser manual retrátil ou elétrica, veja a figura abaixo:

                     
O sistema de partida manual é bem simples, consiste em uma corda com punho, onde o próprio operador  puxa a corda até o motor entrar em funcionamento.

Com a partida elétrica, o motor vem equipado com um motor de arranque e um painel de partida, onde a mesma se dá através de uma chave de partida. Neste sistema  há necessidade de uma bateria auxiliar, que, normalmente não acompanham os motores.


Comparativo de Motores Para Rabeta a Gasolina 4 Tempos



Comparativo de Motores Para Rabeta a Gasolina 2 Tempos


 
Comparativo de Motores Para Rabeta a Diesel


Este comparativo irá ajudá-lo a escolher qual é a melhor opção de motor para sua rabeta.